Ferramentas Pessoais
Você está aqui: Página Inicial Linhas de pesquisa

Linhas de pesquisa

PROJETO LUC

 

O Projeto LUC, sediado no campus Sorocaba da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), tem como propósito as seguintes linhas de pesquisa:

1. Estrutura e função de luciferases e proteínas dos sistemas bioluminescentes. Nesta linha estudamos a estrutura e função das luciferases de insetos, em especial como a estrutura destas enzimas determina a atividade bioluminescente e os espectros de emissão. Para isto, utilizamos técnicas de clonagem de cDNA, PCR, mutagênese sítio-dirigida, mutagênese randômica, expressão e purificação de proteínas, caracterização físico-química.

2. Evolução Molecular de sistemas bioluminescentes. Investigamos diferentes sistemas bioluminescentes, sua origem e evolução a nível molecular e celular. Para esta finalidade, utilizamos técnicas de clonagem, PCR, sequenciamento de DNA mitocondrial e análises filogenéticas. 

3. Aplicações biotecnológicas da bioluminescência. Baseado nas luciferases já clonadas em nosso laboratório e suas formas desenvolvidas por engenharia genética, estamos desenvolvendo biosensores para marcação celular, analises de toxicidade ambiental e bioprospecção.

 

PROJETO BIOTA-BIOLUM

 

O Projeto Biota-Biolum integra o programa BIOTA-FAPESP e tem como objetivo investigar  a biodiversidade de organismos bioluminescentes da fauna brasileira de forma multidisciplinar, abordando os aspectos bioquímico, evolutivo e ecológico,  com a finalidade de sua utilização como bioindicadores para fins de conservação ambiental. O projeto está sediado na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), campus Sorocaba, e envolve a participação de outras instituições no Brasil e no exterior, contando com uma equipe multidisciplinar constituída por entomólogos, biólogos moleculares, bioquímicos e químicos.

 

Ações do documento